LPFA XV: O Início de uma Nova Era
Estamos a 3 dias do arranque da nova época da Liga Portuguesa de Futebol Americano – LPFA XV.
O QUE ESPERAR DA LPFA XV
Emoção, muita emoção. A última edição foi cheia de jogos decididos nos últimos momentos, e é inevitável desejar que este ano tenhamos o mesmo nível de intensidade.
Com apenas um jogo de pré-época, não nos é possível abordar como todas as equipas se irão apresentar nesta nova temporada, contudo a vitória dos Cascais Crusaders sobre os Lisboa Navigators por uns expressivos 40-12 mostram uma época risonha para ambas as equipas.
Os Crusaders apresentaram solidez e consistência, e os Navigators certamente viraram o discurso interno com a obrigação de lutarem em todos os jogos.
Embora não seja uma ciência exata, as performances da época passada dão-nos algumas pistas.
A temporada culminou num jogo intenso entre os Lisboa Devils e os Navigators, onde os Devils saíram vencedores. Apesar de uma fase regular complicada, que apenas garantiu a ida aos playoffs na última jornada, os Devils demonstraram organização e consistência na fase decisiva.
Este ano, reforçados por um training camp, assim como o sucesso nos tryouts a trazerem peças importantes para o jogo, tudo indica que os lisboetas podem ter uma temporada promissora.
Os Navigators surpreenderam ao apresentar um playbook mais variado que em épocas anteriores. Apesar das lesões de jogadores-chave, superaram os desafios e chegaram à final.
Como já foi referido anteriormente, certamente a derrota em pré-época servirá como uma “arma” moral para assim elevar os níveis de foco daquela que é a equipa com mais títulos em Portugal.
Os Braga Warriors regressaram aos playoffs no ano passado, num jogo repleto de emoções e contratempos, caindo frente aos Lisboa Navigators. Demonstraram uma evolução notável ao longo da época, e tudo aponta para que continuem a melhorar. Conhecidos como os guerreiros, é de esperar uma equipa determinada, e com as novas aquisições ao roster irão certamente procurar alcançar a tão desejada final da LPFA.
Já os Salgueiros Renegades tiveram uma temporada inconsistente, alternando exibições fortes com outras menos convincentes. Os Renegades estão num processo de reestruturação mas isso não os retira da equação, uma vez que este ano reforçaram a equipa de coaching com Kody Brinson como novo offence coordinator. Para este ano, a chave será melhorar a consistência, o que poderá torná-los numa equipa ainda mais competitiva nas partes finais da fase regular.
Os Cascais Crusaders, na última edição surpreenderam ao falhar os playoffs pela primeira vez em anos. A equipa já mostrou sinais de trabalho na pré-época, incluindo um training camp.
Os Maia Mutts terminaram a última época empatados com o pior registo da liga (1-5). Acostumados a marcar presença na fase final, os Mutts tem vindo a ter dificuldade na falta de profundidade no plantel, que chegou a apresentar menos de 20 jogadores em alguns jogos.
Tal como os Renegades, os Mutts estão num processo de reestruturação com uma nova direção, e com os olhos postos em trazer solidez a uma equipa que outrora impunha respeito pela sua atitude e garra em campo, e que querem trazer a mesma áurea de volta.
Para este ano, a prioridade será reforçar o plantel e retomar o seu estilo físico, com o objetivo de regressar à postseason.
Por fim, os Lisboa Bulldogs nunca tendo chegado aos playoffs desde que começaram a competir na LPFA, este ano é o ano decisivo de se imporem frente às restantes equipas. Um dos maiores problemas tem sido a falta de estabilidade no backfield, onde têm mudado de quarterback todos os anos. A continuidade de Nuno Represas nesta posição assim como a sua liderança, será uma decisão crucial para a equipa de Alvalade.
RESUMO
A nova época da LPFA promete emoção e competitividade. Enquanto umas quererem manter o protagonismo, outras buscam consolidar os seus progressos. Enfrentando desafios específicos, desde a consistência à profundidade de plantel.
Esta é uma nova fase para o futebol americano em Portugal.
Autor: André Lourenço
Redação: Timóteo Josué